• Leonardo Amaro

Podcast interno para colaboradores


Não é segredo que os podcasts estão viralizando no mundo todo, e atualmente, muitas empresas têm usado muito o podcast para colaboradores, ou seja, o conteúdo é transmitido somente dentro de uma empresa.


Os podcasts já existiam há algum tempo, mas só de uns tempos para cá que essa mídia vem ganhando espaço no mercado e conquistando literalmente os ouvidos de muitos brasileiros.

Sendo assim, muitas empresas têm vistos grandes vantagens de ter um programa de podcast para colaboradores, passando a produzir um conteúdo próprio, que não chega a ser postado na internet.


Nesse sentindo, criamos alguns tópicos para este artigo para que você entenda as vantagens de ter um programa interno de podcast para colaboradores. Fique até o final para entender mais sobre esse assunto!


O que é um podcast interno?


Os podcast mais conhecidos, são aqueles publicados nos aplicativos tradicionais, como o Apple Podcast, Spotify, SoundCloud e entre outros.


Porém, existe também os podcasts internos, que normalmente são publicados apenas para um grupo de pessoas, podendo ser uma instituição de educação, como escolas e faculdades a ambientes de trabalho.


Neste artigo, vamos falar sobre o formato de podcast para colaboradores, ou seja, podcast dentro de um ambiente de trabalho.


Vantagens do podcast interno


Vamos começar pelas vantagens que um programa interno de podcast para colaboradores pode ter.


Já vimos que o podcast é uma mídia que vem crescendo cada dia mais no Brasil, e isso se deve claramente ao aumento do consumo tecnológico pelos brasileiros de todas as idades.

Hoje, até as pessoas mais velhas tem acesso às informações na internet, redes sociais e entre outras, e esse aumento de consumo, é um ponta pé para que as empresas também invistam em inovação e tecnologia.


Sendo assim, confira abaixo as principais vantagens de ter um programa interno de podcast para colaboradores em sua empresa.


Gravações de reuniões e assuntos importantes


Para uma empresa trabalhar em conjunto, é bom que todos saibam o que está acontecendo em cada setor, para que todos os problemas e soluções possam ser pensados juntos.


Partindo desse princípio, ter um podcast interno como um meio informativo é muito útil. Imagine também uma situação em que você precisa fazer uma reunião e nem todos os seus colaboradores irão poder estar presentes.


Nesse caso, imagine como seria fácil, rápido e prático divulgar toda a pauta que foi abordada na sua reunião em uma gravação e divulgar de uma só vez no seu programa interno de podcast para colaboradores.


Assim, todos irão ficar por dentro sobre o que rolou na reunião sem muitos problemas.


Engajamento de novos colaboradores


Com a contratação de novos colaboradores, é necessário que eles sejam integrados na equipe, afinal, é um ambiente de trabalho completamente novo para eles.

Muitas vezes, para que essa integração aconteça de forma satisfatória, é necessário que você apresente os funcionários novos para equipe, atualize eles sobre as principais novidades e sobre os valores de sua empresa.


Além disso, os novos colaboradores certamente irão ficar perdidos em muitos pontos sobre a empresa, e isso é absolutamente normal.


Porém, nem sempre temos tempo o suficiente disponível para tirar as dúvidas e integrar cada colaborador novo da equipe. E é exatamente aí que o podcast para colaboradores entra.

Você pode disponibilizar as principais informações sobre a sua empresa em gravações, assim, todos ganham otimização de tempo, afinal, o colaborador irá escutar na hora que ele quiser e onde quiser.


E você, além de economizar tempo, está integrando os colaboradores novos na equipe, e por um custo muito baixo, pois para as gravações, é necessário apenas um microfone e um local silencioso.


Anunciar notícias internas da empresa


Uma outra função que é muito relevante do podcast para colaboradores, é o anúncio interno para todos na empresa.


Entre esses anúncios, podemos citar alguns para você se inspirar, como por exemplo:


Anúncios de novas contratações

  • Anúncios sobre uma meta alcançada.

  • Anúncios sobre mudanças no horário de funcionamento da empresa em um certo dia.

  • Anúncios sobre alguma mudança que ocorreu na empresa.

  • Anunciar uma nova reunião.


Dessa forma, você garante que todos irão ter acesso a essa informação, e irá otimizar não só o seu tempo, mas o de todos, pois como o podcast é versátil, ele pode ser escutado pelos colaboradores a qualquer momento.


Trabalho home office


O trabalho remoto tem sido bastante popular nos dias atuais, sendo assim, uma das melhores formas, senão a melhor forma de interagir e informar toda a equipe, é através de podcast para colaboradores.


Além disso, o trabalho home office tende a deixar os funcionários muito excluídos das atividades da empresa, e a inclusão dos colaboradores através dos podcasts é uma excelente alternativa para um maior engajamento.


Ademais, com os podcasts, você terá a possibilidade de sempre estar reforçando a cultura e os valores da sua empresa, a fim de criar um vínculo ainda maior com seus colaboradores.


Como deve ser um podcast para colaboradores?


Normalmente, as empresas desenvolvem o podcast para colaboradores de acordo com o estilo de vida deles e de acordo com o seguimento da empresa.


Os podcasts comuns, que são divulgados na internet, normalmente possuem episódios de longa duração, geralmente com mais de 45 minutos.


Porém, é válido para um podcast corporativo, ter pelo menos de 10 a 15 minutos, para que o colaborador consiga escutá-lo no caminho para o trabalho, para casa ou até mesmo nos horários de pausas e almoço.


Além disso, é bom que o seu podcast para colaboradores tenha conteúdos relevantes, que façam os funcionários de uma empresa se interessarem pelos assuntos que irão ser abordados.


Então, uma dica legal é realizar entrevistas interativas com pessoas experts nos assuntos que diz respeito ao seu nicho de mercado, ou até mesmo com algum profissional da empresa, aproveitando para fazer a integração de colaboradores.


Conclusão


Agora que já vimos como um podcast para colaboradores pode ser muito vantajoso, pense nessa estratégia como uma forma de investir tanto na sua empresa como no desenvolvimento de seus colaboradores.


Quanto mais engajada e unida for a sua equipe com as responsabilidades e valores de sua empresa, maior serão os seus resultados.


Se você gostaria de entender melhor como sua empresa pode se beneficiar desse formato, converse conosco. Estamos à disposição por e-mail no contato@aerolitos.com.br e pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook - Aerolitos
  • Twitter - Aerolitos
  • LinkedIn - Aerolitos
  • YouTube - Aerolitos
  • Instagram - Aerolitos

©2020 - Aerolitos