• Leonardo Amaro

Podcast - A mídia democrática


O momento do podcast está apenas no início. Apesar de ele existir há mais de uma década, esse formato de conteúdo tem ficado bastante popular nos últimos anos, se tornando uma mídia democrática


No Brasil, essa mídia democrática tem crescido cada dia mais. Isso, porque o país tem um bom acesso à internet, além do uso de celulares ter crescido muito nos últimos tempos.


Essa adesão a tecnologia faz com que as pessoas consumam cada vez mais produtos digitais, e o podcast não fica de fora disso, pois é considerado a nova rádio digital.


Sendo assim, no texto abaixo, você irá entender melhor sobre o podcast e como esse formato de mídia democrática vem sendo fácil, acessível e querido por muitas pessoas no mundo inteiro!


As facilidades do podcast



O podcast já é muito conhecido por ser uma mídia de fácil acesso. Porém, essa facilidade não é exclusiva dos ouvintes.


A ação de produzir um podcast também é muito acessível, e por isso, o podcast é considerado uma ótima alternativa para divulgação de conteúdo.


Isso, porque para gravar um podcast, o único item realmente necessário, é um microfone de boa qualidade, para que o som saia claro e sem ruídos.


Muitas pessoas pensam que além do microfone, é necessário uma super produção, como estúdios e outros aparelhos usados por grandes gravadoras. Mas fique sabendo que, o podcast pode ser gravado até no seu quarto.


É claro que, para que suas gravações tenham boa qualidade, o ambiente também precisa ser apropriado. O ideal é que seja um ambiente com uma mesa, cadeiras, os microfones e o local deve ser silencioso.


Porém, no geral, é muito simples montar um ambiente para a gravação de um podcast.


Plataformas facilitadoras


Antigamente, não existiam as plataformas de música que existem hoje. Houve uma época em que era necessário baixar músicas e arquivos por um computador, para depois enviar para os celulares.


Hoje em dia, o acesso a esse tipo de arquivo é muito mais fácil. Agora, existem plataformas como:


  • ITunes Podcast

  • Spotify

  • Deezer

  • SoundCloud


Essas plataformas permitem que você tenha fácil acesso tanto aos podcasts quanto as músicas, o que facilita a vida de muitas pessoas, até porque atualmente, as pessoas usam os smartphones para tudo.


Além disso, o acesso a essas plataformas é gratuito, tendo também a opção paga, mas no geral, você consegue ter acesso aos podcasts de formas gratuita, o que é muito vantajoso para os ouvintes.


Publicar um podcast também é gratuito!


Para postar o seu conteúdo de podcast você não precisa pagar, não é ótimo? Não há maneira mais fácil, divertida, interativa e econômica de divulgar o seu conteúdo!


A única coisa que você precisa entender é que, você deve armazenar seus áudios em uma outra plataforma que seja gratuita e que seja compatível com o Spotify, Deezer ou outros aplicativos.


Dentre as plataformas gratuitas que você pode armazenar seus áudios, estão as seguintes:


  • Anchor

  • Castbox

  • PineCast

  • Fireside

  • Simplecast

  • Podiant

  • Omny Studio


A diversidade de conteúdo nos podcasts


Agora que você já entendeu como o podcast pode ser muito acessível e prático tanto em benefício dos ouvintes, como em benefício de quem grava os áudios, vamos ver um pouco sobre a diversidade do podcast.


Esse formato de mídia democrática é o que está tornando o podcast um estilo de mídia muito popular, e está conquistando muitas pessoas.


Além disso, o que também transforma o podcast em uma mídia atrativa, é o fato dele ser streaming e on demand, e você irá ver mais sobre esse assunto mais abaixo!


Diversidade para os ouvintes


O motivo pelo qual o podcast é considerado uma mídia democrática, é justamente a sua diversidade de conteúdo, que tem para todos os gostos.


Se você gosta de assuntos mais descolados da atualidade, pode ter certeza de que existe um podcast para o seu estilo. Agora, se você prefere ouvir sobre games, existe podcasts sobre esse assunto também, é só procurar.


Já você que gosta mais de assuntos sobre finanças, economia, política e notícias sobre o mundo, também existe podcast para o seu perfil.

Ou seja, qualquer pessoa pode ouvir um podcast, não importa qual é o seu estilo, sempre terá um conteúdo que é a sua cara.


Diversidade para o produtor do podcast


A diversidade dos conteúdos do podcast não serve apenas para os consumidores dessa mídia, mas para os produtores também.


Não importa sobre qual assunto você gosta de falar ou qual assunto você é expert, você pode criar um conteúdo que tenha a ver com você.


Se você se interessa por esportes e domina o mundo dos esportes, crie um podcast abordando esse tipo de assunto, assim como assuntos relacionados à educação ou assuntos muito específicos como história e filosofia.


Além disso, usar o podcast como forma de marketing para divulgar você e seus negócios é uma excelente alternativa, já que cada dia que passa os usuários de podcast só aumentam.


A era do podcast


Para falar de podcast, precisamos falar também sobre a era do streaming, ou então conteúdo on demand.


Para que você entenda melhor, os conteúdos estreaming são conteúdos disponíveis em plataformas como Netflix, Prime Video (plataforma da Amazon), Spotify, Apple Music e etc.

Ou seja, são conteúdos que não há necessidade de serem baixados para serem consumidos, literalmente, é só escolher o que você quer ver ou ouvir e dar o play.


Já os conteúdos on demand, são conteúdos sob demanda, ou seja, você escolhe o que quer assistir, podendo ver ou ouvir na hora que você quiser e onde você quiser, também disponíveis nas plataformas citadas acima.


Esse tipo de conteúdo tem se tornando muito popular, principalmente porque trás muita facilidade para todos. E, o podcast está incluído nesse conteúdo considerado on demand.

Afinal, basta escolher o episódio que você quer ouvir e em seguida apertar o play.


Conclusão


Agora que você já entendeu como o podcast pode ser uma mídia democrática e como isso chama a atenção do público, pense nas possibilidades que um programa de podcast pode trazer para você.


Além de fácil aceitação, ele já se tornou muito querido por muita gente, sendo assim, é só criar um conteúdo de qualidade e postar!



Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook - Aerolitos
  • Twitter - Aerolitos
  • LinkedIn - Aerolitos
  • YouTube - Aerolitos
  • Instagram - Aerolitos

©2020 - Aerolitos