• Leonardo Amaro

Ouça onde quiser (as versatilidades do podcast)


Não dá para negar que os conteúdos digitais como os podcasts, por exemplo, estão crescendo cada vez mais, e a versatilidade do podcast tem sido destaque no crescimento constante desse tipo de mídia.


Como prova disso, a PodPesquisa afirma que o Brasil é um dos países que mais usa podcasts, e ainda que os celulares são os maiores meios para consumir esse tipo de conteúdo digital.


E não é para menos, visto que cada dia que passa, os brasileiros estão se tornando cada vez mais adeptos aos conteúdos considerados streaming e on demand.


Por isso, separamos para este artigo, tudo sobre a versatilidade do podcast, o que de fato é o podcast e como essa mídia vem ganhando espaço no mercado. Fique neste artigo até o final e entenda mais sobre o podcast!


Podcast – A rádio digital


A rádio foi um tipo de mídia e fonte de informações consumida incansavelmente por mais de um século, e até hoje, muitas pessoas são apegadas a essa forma de entretenimento, que é apenas através do áudio.


Com o passar do tempo, o mundo foi se modernizando, e não é que as rádios tenham sido deixadas para trás, porém, foi surgindo novas ideias e inovações para acompanhar a evolução do mundo.


E partindo do princípio inovador, surgiu o podcast, que muitos não sabem, mas ele existe há mais de uma década.


O podcast foi pensando para ser prático, e essa versatilidade do podcast é muito semelhante a praticidade das rádios.


Mídia Streaming e On Demand


É exatamente por ser um tipo de mídia streaming e On Demand que o podcast tem feito tanto sucesso.


O streaming, para quem não sabe, é um formato mídia onde você acessa conteúdos sem precisar baixar o arquivo. Um exemplo claro desse tipo de mídia, é o Netflix, onde você só escolhe o que quer assistir, e ainda assiste online.


Outro exemplo prático para que você entenda, é o Spotify, que é um aplicativo de música, onde você seleciona a música que você quer ouvir sem precisar baixar.


Sendo assim, a essa é uma versatilidade do podcast que atrai muitos ouvintes para os conteúdos que são postados.


Além de streaming, o podcast também é um conteúdo On Demand, que no sentido literal, significa conteúdo sob demanda, ou seja, você assiste na hora que quiser e onde quiser.

Essa facilidade é também o que atrai muita gente para ser ouvinte fiel dos conteúdos dos podcasts.


As facilidades do streaming e on demand


Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que tenha tempo de realizar todas as suas atividades diárias e ainda encontrar um espaço para o entretenimento, como escutar uma música e ver um filme ou uma série.

Porém, depois da criação dos conteúdos streaming e on demand, ficou muito mais fácil para as pessoas terem acesso a esse tipo de mídia, além de ser muito mais confortável.

Com o podcast não é diferente, por ser muito prático e simples de ser usado, as pessoas ouvem no ônibus, no carro, na academia, no trabalho, ou em qualquer lugar, exatamente como acontecia na era das rádios.


A diversidade do podcast


A versatilidade do podcast não para por aí, além de você poder ouvir o que você quiser e onde você quiser, você ainda encontra conteúdos para todos os gostos.


Atualmente, um dos podcasts brasileiros mais assistidos é o Nerdcast, que atrai pessoas de todas as idades, abordando assuntos como tecnologia, assuntos do mundo nerd, ocasiões cotidianas e etc.


Porém, não precisa ficar preso apenas a escutar os podcasts mais famosos, você tem a opção de escolher o programa que você quiser, ou seja, aquele que você mais se identifica.

Se você prefere os programas de podcasts que falam sobre culinária, nada te impede de acessar e ouvir onde e quando você quiser.


Meios para ouvir podcasts


A maioria das pesquisas realizadas para saber onde o podcast é consumido com maior frequência pelos ouvintes, dizem que a principal ferramenta para escutar os conteúdos, é o celular.


Porém, os conteúdos também podem ser escutados através dos computadores, que ficam em segundo lugar, laptops e tablets.


O que acontece é que, normalmente, as pessoas escutam seus podcasts preferidos enquanto realizam outras atividades, essa é uma versatilidade do podcast que não pode acontecer pelo computador, por exemplo.

Até porque, segundos algumas pesquisas com uma parcela dos ouvintes, o melhor momento para escutar seus podcasts é nas pausas do trabalho e no deslocamento através do transporte público.


Segundo esses ouvintes, aproveitar esse tempo “livre” é essencial para ouvir algum tipo de conteúdo para o entretenimento e lazer, já que nos demais horários não sobra muito tempo.


Aplicativos mais usados para podcasts


Devido a alta popularidade dos podcasts, ele passou a ser aceito em várias plataformas, para que todos tenham acesso aos conteúdos que são postados pelos programas.

Além disso, em todas as plataformas, os podcasts são liberados de forma gratuita para os ouvintes, o que torna o acesso muito mais fácil para qualquer pessoa.

Existe aplicativos para qualquer celular, ou seja, não importa se você usa celulares com o sistema Android ou IOS.


Sendo assim, vamos ver mais abaixo, quais são essas plataformas que disponibilizam de forma gratuita, vários conteúdos e programas no formato podcast:


  • Spotify: Esse é uma das mais famosas plataformas tanto para acompanhar podcasts quanto para ouvir músicas.

  • Deezer: Esse aplicativo se parece muito com o Spotify, e está se tornando tão famoso quanto, tanto para podcasts quanto para músicas.

  • Apple Podcasts: Disponível apenas para aparelhos Apple, esse aplicativo também é usado no mundo inteiro para ouvir podcasts.

  • Castbox: Aplicativo também muito usado e que está crescendo muito no mercado, vale a pena conferir.

Conclusão


Neste artigo, vimos que a versatilidade do podcast está conquistando apenas os brasileiros, mas também pessoas ao redor de todo o mundo.


A mídia está procurando inovar cada vez mais, e os podcasts fazem parte dessa inovação, acompanhar as tendências gerais do mundo é fundamental para estejamos sempre atualizados.


Se você ainda não teve a experiencia de ouvir um podcast, tire 15 minutos do seu dia para ouvir, você não irá se arrepender.

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook - Aerolitos
  • Twitter - Aerolitos
  • LinkedIn - Aerolitos
  • YouTube - Aerolitos
  • Instagram - Aerolitos

©2020 - Aerolitos