• Leonardo Amaro

Como gravar podcast utilizando o Skype (2020)

O Skype disponibilizou recentemente a funcionalidade de gravar as chamadas diretamente pela sua interface, agora é possível fazer isso sem a necessidade de plugins de terceiros como tínhamos anteriormente, e que em alguns casos eram pagos e em outros que eram gratuitos apresentavam problemas e não gravavam a conversa de um jeito satisfatório.


Como gravar a chama no Skype?


Utilizando o Skype para PC (testamos no windows, mas para outros sistemas operacionais deve funcionar da mesma maneira), durante uma conversa com um contato ou grupo clique na opção ... (3 pontinhos) no canto inferior direito da conversa.

Escolha a opção "Iniciar Gravação".

Neste momento o Skype apresenta uma mensagem para todos os participantes informando que a chamada está sendo gravada e salientando que todos devem estar cientes que a chamada será gravada desde então. Mensagem do Skype: "Para evitar problemas legais, avise às pessoas que elas estão sendo gravadas. Mais informações de privacidade. E também uma opção diretamente na janela para parar a gravação.

É importante salientar que o arquivo gerado pelo Skype é um MP4, ou seja, ele vai gravar tanto vídeo como áudio, se o seu interesse for somente a gravação de áudio para podcast é necessário que os participantes desativem a sua câmera para priorizar a qualidade do áudio. É interessante verificar também que o Skype grava toda a conversa numa faixa somente, então se você tem o costume de trabalhar com faixas separadas na edição, certamente gravar pelo skype não é a melhor opção para você, mas se for uma entrevista com duas pessoas, onde não vai haver tanta sobreposição dos participantes esta pode ser uma opção simples e fácil para gravar a conversa.


Após a conclusão da conversa, clique novamente sobre o ... (3 pontinhos) e escolha a opção Parar gravação, ou clique na tela na opção Parar gravação.

Após alguns segundos a conversa é disponibilizada no próprio chat para download.


Basta escolher a opção "Salvar em Downloads" ou Salvar como... e você baixará o arquivo da conversa gravada até então.


É apresentada também uma mensagem informando que as gravações ficarão disponíveis por 30 dias, então sempre que gravar e for precisar do áudio não deixe para depois o download para ter certeza que não esqueceu e para não perder o conteúdo.


Viu como ficou fácil gravar a chamada diretamente pelo Skype?


Entre em contato se precisar de ajuda para editar esta conversa.


Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook - Aerolitos
  • Twitter - Aerolitos
  • LinkedIn - Aerolitos
  • YouTube - Aerolitos
  • Instagram - Aerolitos

©2020 - Aerolitos