Fale com a gente!

Blog

Como criar um roteiro para o seu podcast

Sabemos que o podcast tem sido uma mídia de informação bem recente no Brasil, é como um programa de rádio com a diferença e vantagem, de ter um conteúdo sob demanda e fazer um roteiro para podcast, é uma boa opção.

O podcast é uma mídia de transmissão de informações bem legal, pois você pode ouvir o que quiser e quando quiser, sem nenhum problema.

A forma como as pessoas querem apresentar o roteiro para podcast pode ser de acordo como elas pretendem apresentá-lo.

Se você se interessou sobre o assunto e quer saber mais sobre como criar um roteiro para podcast, continue lendo este artigo até o final.

Por que criar um roteiro para podcast?

Relembrando o conceito de podcast, é muito legal entender para você poder utilizar de forma inteligente. É um conteúdo de áudio, disponibilizado por meio de um arquivo baixado ou streaming.

O streaming, é uma transmissão ao vivo por meio da internet, e você pode acessar a qualquer momento. Para criar esse roteiro para podcast, seria bem legal uma organização das ideias, pois assim elas ficariam divididas por tópico.

Para que o seu podcast seja bem produzido, com uma direção bem definida, seria muito bom seguir algumas diretrizes, por este motivo, criar um roteiro deixaria tudo bem mais fácil na hora de você produzi-lo.

O podcast ficará muito mais interessante se houver esse feedback de roteiro/produção, já que este estaria sendo guiado sob tópicos a serem produzidos um a um, dessa forma será para você como um guia.

A informação por meio da mídia tem sido algo bem interessante e muito importante para todos nós estarmos e ficarmos bem informados em todo tempo. Dessa forma, seria algo de relevância para o público que gosta de inovação.

Cada vez que você for reproduzir o seu roteiro para podcast, saiba que tudo caminhará para o mais perfeito sucesso, e tudo ficará melhor ainda se você o organizar de acordo com o interesse do seu público.

Quais as desvantagens de não ter um roteiro

Temos uma vida muito corrida, muito acelerada, portanto, simplificar todo esse nosso dia a dia ficaria tudo muito mais suave. Temos, portanto, a faca e o queijo nas mãos se usarmos de inteligência. O roteiro para podcast seria a solução.

Simplificar o nosso dia a dia é o sonho de milhões de pessoas em todo mundo, pois a triste realidade é que estamos sem tempo para realizarmos nossas tarefas de cada dia.

Olha quanto tempo teremos poupado se fizermos um roteiro para podcast!!! Todo tempo disponível será totalmente nosso, sendo dessa forma uma grande desvantagem não criarmos esse roteiro.

Tendo um roteiro pronto, tudo ficara muito mais fácil, com a sobra de tempo por ter tudo bem organizado. Veja no exemplo abaixo como você poderá organizar o seu roteiro para podcast:

  • Início da vinheta;
  • Apresentar os locutores;
  • O tema do podcast do dia e a data de publicação;
  • Ligeira introdução para prender o público ao tema;
  • Vinheta temporária avisando o começo do podcast
  • Primeiros recados e convite para CTA;
  • Discursar sobre o tema do checklist;
  • Aprontar para o término;
  • Aviso rápido com vinheta para avisar o término;
  • Conclusões finais e convite para CTA;
  • Encerramento;

Viu quais são as desvantagens de não ter um roteiro para podcast? com tudo muito bem organizado, o seu tempo vai render de uma forma espetacular. 

Como planejar o roteiro do podcast

O planejamento faz parte integrante do roteiro para podcast, e fundamental elaborar esta etapa é uma tarefa que exige bastante cuidado e muita cautela.

É nessa etapa que você definira o objetivo ao qual se quer alcançar e com isso certamente irá encantar os seus ouvintes, tendo-os como fiéis, sempre buscando algo novo que venha da sua parte.

Para que esta etapa seja bem planejada, é necessário pensar em algumas coisas como:

  • Público: Qual seria o público que você deseja alcançar? Pois dependo do público alvo, deverá utilizar um vocabulário apropriado a ele.
  • Competição: Vai competir com alguém? Então seja diferente do seu concorrente, tenha a sua própria maneira de interagir, mesmo que busque em outros concorrentes algum modelo, tenha a sua própria marca.
  • Título do podcast: A definição do seu tema será uma etapa muito importante, por exemplo: pode ser um bate-papo, informativo, uma entrevista, uma mesa redonda, uma entrevista, enfim, você tem um universo de assuntos.
  • Conteúdo: Depois do tema, planeje o conteúdo do seu roteiro para podcast, dessa forma, crie um checklist para todo o episódio, pois você vai perceber que irá ajudar a não esquecer de nada durante a gravação.
  • Público convidado: Seus convidados ficarão felizes se você os entrevistar e seria ótimo que eles pudessem compartilhar todo o conteúdo do seu podcast nas suas redes sociais, veja que sua audiência iria aumentar.
  • Cenário: Você precisa criar um cenário com a sua voz, já que o podcast não é visível, pois dessa forma o seu público irá entender a mensagem que você está querendo transmitir.
  • Personalidade: Ouvir a voz de alguém é diferente de ler um texto, dessa forma se criar sua própria identidade no seu planejamento será incrível, como o tom da voz, brincadeiras, frases só suas, etc.
  • Frequência: A publicação do seu podcast terá mais audiência se você mantiver uma frequência. O roteiro do podcast será infalível com esse planejamento e se possível, escolha dias fixos da semana, seja fiel.
  • CTA: O seu ouvinte ficará feliz ao participar de algo, então direcione-o a um destino, por exemplo: Acesse o nosso site, lá você encontrará detalhes e informações, corra vá lá, tem um bônus surpresa lhe aguardando.
  • Página: Seu público irá procurar sua página, que poderá ser um site ou Landing Page, então crie sua identidade, sua marca, seu logo e não esqueça de escolher as cores certas. O seu roteiro para podcast irá bombar.

Conclusão

Neste artigo nós vimos as vantagens de criar um roteiro para podcast, onde falamos sobre suas vantagens e desvantagens, com alguns exemplos. Você já pensou no sucesso que o seu roteiro irá fazer, além de lhe facilitar a vida?

Espero que este artigo tenha trazido um melhor esclarecimento sobre o planejamento de um roteiro para podcast. Sendo assim, sucesso com o seu roteiro!

Quem somos

Serviços

Política de Privacidade

© 2023 Aerolitos. Todos os direitos reservados.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?