• Leonardo Amaro

Como criar um podcast?



Nos dias atuais, existem muitas formas de conteúdo para divulgar na internet, para que os internautas escolham a que eles mais gostam para consumir, e criar um podcast é uma alternativa interessante de conteúdo.


Os podcasts tem sido muito utilizados para estratégias de marketing, pois eles estão ficando cada vez mais em alta entre os usuários de internet.


Isso, porque o podcast é muito prático, podendo ser escutado de qualquer lugar, a qualquer hora, sem que a pessoa fique presa a horários e dias, como os programas de TV.


Por isso, trouxemos neste artigo, o passo a passo que você precisa saber para criar um podcast para atrair cada vez mais público ou então, clientes para o seu negócio.


Continue neste artigo até o final e entenda o passo a passo para criar um podcast profissional e atrativo!


A praticidade do podcast


Como vimos mais acima, o podcast é uma das ferramentas mais fáceis para ser usadas, pois ela só necessita de internet e um celular.


Apesar do podcast poder ser ouvido através de outros aparelhos, como computador e tablet, o celular é o aparelho mais utilizado para escutar os conteúdos dos programas.


Muitas pessoas comparam o podcast com um canal do Youtube, mas, ele é ainda mais prático, pois não é necessário que o internauta prenda sua atenção na tela do celular, ele só precisa colocar os fones de ouvido e escutar, como uma rádio.


Por isso, em algumas pesquisas realizadas, foi visto que, as pessoas preferem os podcasts porque elas podem ouvir os programas enquanto realizam outras atividades, como por exemplo:


⦁ No caminho para o trabalho

⦁ Enquanto realiza tarefas domésticas

⦁ Enquanto espera por uma consulta no consultório médico


Ter uma alternativa prática se tornou muito útil, pois cada dia mais as pessoas não têm muito tempo para dedicar a esse tipo de hobby, como escutar um conteúdo que interativo que a pessoa se identifique.


Como criar um podcast?


Agora que você já entendeu como os podcasts são bem aceitos e populares entre os internautas, por que não criar um podcast?


Mas não se preocupe, criar um podcast não é tão difícil quanto parece, você só precisa aprender um passo a passo correto.


Confira abaixo esse passo a passo para criar um podcast atrativo para seu público.


Defina qual será o tema do podcast


O primeiro passo para criar um podcast é definir sobre quais assuntos você irá falar no episódio.


Outra coisa que é muito importante, é não abordar muitos assuntos juntos em um mesmo episódio, pois além de ficar muito extenso, pode ficar muito confuso para o ouvinte.


Sendo assim, o ideal é dividir os assuntos que você quer abordar em diferentes episódios.


Escolha um conteúdo que agregue valor o ouvinte.


Na hora de criar um podcast, a escolha de um conteúdo de valor e que agregue algo positivo para o ouvinte é muito importante.


Os internautas irão se interessar pelo seu programa exatamente pelo conteúdo que você oferece. Sendo assim, pense bem sobre o que você irá falar.


Escolha quem irá participar do podcast


O podcast é conhecido por ter o conteúdo bem interativo e dinâmico, sendo assim, se você convidar mais pessoas para interagir com você na hora de gravar o podcast, pode ser muito interessante.


Porém, também é importante que você convide pessoas que são experts nos assuntos que você irá abordar.


Se você irá abordar em seu podcast assuntos sobre tecnologia, é importante que você convide pessoas que já trabalham no ramo e saibam do que estão falando. Isso traz autoridade e confiança para seu podcast.


Crie um roteiro para o seu conteúdo


Apesar do podcast ser conhecido por ser um conteúdo descontraído, como se fosse um bate papo informal, ele também precisa de um roteiro.

Sendo assim, defina um roteiro simples, para que você não fale coisas desnecessárias e para que você não esqueça os assuntos mais importantes para serem abordados.


Não precisa ser um roteiro profissional, apenas defina os tópicos principais para que não dê aquele branco na hora de falar.


Além disso, é bom que você anote também coisas importantes que sejam difíceis de serem lembradas, como algum livro importante que você irá citar, ou números e datas que você provavelmente não irá lembrar.


Tenha uma preparação vocal


Agora você deve estar pensando: mas preparação vocal não é apenas para cantores?

Sim, é para cantores, porém, é preciso entender que, o podcast é um conteúdo que é transmitido através da voz, sendo assim, é preciso que você prepare sua voz para que ouvintes tenham um áudio de qualidade.


Sendo assim, você pode fazer uns exercícios vocais simples, que vão preparar sua voz. É importante também que você treine o que você irá falar através do roteiro que você montou.


Selecione seu material e equipamento


Uma das vantagens em criar um podcast, é que não requer muitos equipamentos, ou seja, você não irá precisar investir muito para ter um podcast de qualidade.


Um dos únicos equipamentos que você irá precisar, é um microfone que tenha qualidade.

Uma outra vantagem, é que para criar um podcast, você não precisa realizar as gravações dentro de um estúdio profissional. Os episódios podem ser gravados até mesmo em sua casa.


Para isso, bastante que o ambiente seja silencioso o suficiente, sem ruídos que poderão atrapalhar a gravação dos áudios.


Não esqueça a edição do podcast


Depois de gravar os áudios, você certamente irá precisar editar seu podcast. Essa ação é necessária para que o seu podcast fique com uma “cara” profissional.

Essa edição serve para cortar partes de erros de gravação, ou até pausas muito longas nas falas, para que o episódio não fique muito grande.


Além disso, você pode incluir no seu áudio músicas e as famosas vinhetas de programas.

Após tudo feito, é só publicar!


Conclusão


Agora que você já entendeu como criar um podcast, não perca tempo e use e abuse dessa ferramenta que está se tornando muito popular não só no Brasil, mas no mundo todo.


Sendo assim, siga as dicas acima para criar seu podcast e engajar cada vez mais seu público!


Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook - Aerolitos
  • Twitter - Aerolitos
  • LinkedIn - Aerolitos
  • YouTube - Aerolitos
  • Instagram - Aerolitos

©2020 - Aerolitos