• Leonardo Amaro

Angry Birds Invade a China

Quando o chefe de marketing da Rovio (empresa por trás de Angry Birds), Peter Vesterbacka, visitou a China no início do ano, ele viu produtos da franquia em todo lugar. E ficou feliz por isso.


Percebi que a China já está bem receptiva conosco, disse Vesterbacka em entrevista. Quando você vê todos aqueles produtos, percebe que há uma grande demanda.

Enquanto o problema sobre propriedade intelectual causa incomodo às marcas internacionais há décadas – e causou atritos entre a China e os Estados Unidos e outros países – a Rovio vê nisso um meio de aproximação com o mercado consumidor que mais cresce no mundo.


Peter Vesterbacka


Assim, em vez de fazer como as grandes corporações que contratam exércitos de advogados para atacar os falsificadores, a Rovio está tomando outro tipo de decisão: utiliza medidas legais contra alguns  “pirateiros”, mas ao  mesmo tempo busca meios de trabalhar com eles; em outros casos, a Rovio simplesmente  se apropria da ideia do falsificadorDefinitivamente, não é uma medida tradicional, disse Kenny Wong, sócio do escritório de advocacia Mayer Brown de Hong Kong.

Embora os céticos acreditem que um dia a Rovio irá se arrepender pelo seu “entusiasmo” com as falsificações da Rovio, existem benefícios ao aceitar a realidade da China, a maior origem de produtos falsificados do mundo. E o judiciário chinês nem sempre pode ajudar quando o assunto são marcas e patentes.

A Rovio declara que já foram feitos um bilhão de downloads do seu jogo Angry Birds desde que foi lançado em 2009, no qual pássaros cartunizados são lançados por estilingues contra porcos que roubaram seus ovos. A China, com 140 milhões de downloads, é o segundo maior mercado do jogo, perdendo somente para os Estados Unidos.

A empresa planeja lançar produtos no mercado chinês e criar “parques temáticos” de Angry Birds, que começará neste mês. Paul Chen, Gerente Geral da Rovio na China, diz que a empresa está preocupada com sua propriedade intelectual e, sim, irá atrás de alguns falsificadores, especialmente aqueles que produzem mercadorias e brinquedos que possam causar algum dano ao consumidor. Porém, ele acrescenta: O que queremos é colaborar.


Produtos Falsificados


A Rovio diz que está contratando aqueles que estão utilizando sua propriedade intelectual ilegalmente e que até irá oferecer gratuitamente espaço para publicidade dentro do jogo Angry Birds aos produtos. Também começarão as vendas oficiais de balões licenciados de Angry Birds, ideia que Vesterbacka “copiou” ao ver um balão assim em Pequim no início do ano. Ele chama este procedimento de  “pirateando os piratas”.

Pode ser realmente um modelo de sucesso, diz Xiang Wang, advogado do escritório Orrick, contratada pela Rovio. Fabricantes de sapatos, de chips de circuito integrado e de piso laminado estão entre os falsificadores que aceitaram parceria com a Rovio, de acordo com Wang.

A outra opção – atacar judicialmente os piratas – pode se mostrar muito decepcionante. Você pode ganhar no papel, mas isto não significa nada. Quando você tenta executar o cumprimento da decisão judicial, as empresas locais pagam aos juízes e às autoridades públicas, por isso o cumprimento pode levar anos, diz Wang.

Wong, da Meyer Brown, simpatiza com o contentamento da Rovio em relação à pirataria em vez de tomar a via judicial, algo que pode manchar a marca quando é noticiado na mídia. Acho que esta é somente uma estratégia inicial, disse ele.

Eventualmente a Rovio pode mudar sua estratégia, porque não é possível licenciar tantos produtos falsificados. Não obstante, os falsificadores que se tornaram licenciados podem ao menos ajudarem a tomar o mercado dos piratas que sobrarem, disse Wang, da Orrick.

A estratégia da Rovio de vendas no varejo – que pretende sair do zero e chegar a 100 lojas até o próximo ano, começando em Shangai neste mês – é outro fator contra os produtos falsificados. As lojas venderão mercadorias únicas que poderão gerar “prêmios digitais” dentro do jogo, disse Chen.


Parque Temático em Changsha


Mas o desafio vai além da criminalidade e prisões. No último ano, notícias surgiram sobre uma parque temático totalmente voltado para Angry Birds, com vários estilingues gigantes, que não foi autorizado. O parque se encontra em Changsha, no sul da China, na província de Hunan. Será que esse parque pode vir a se tornar um parque oficial de Angry Birds? Isto não está fora de questão, disse Vesterbacka. Fonte: [The Age Australia]

#PeterVesterbacka #Falsificação #China #Piratas #Rovio #AngryBirds #Mercado

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook - Aerolitos
  • Twitter - Aerolitos
  • LinkedIn - Aerolitos
  • YouTube - Aerolitos
  • Instagram - Aerolitos

©2020 - Aerolitos