• Leonardo Amaro

7 Dicas para um podcast de sucesso


Já que os podcasts estão fazendo muito sucesso entre os internautas, é necessário planejar bem para conseguir gravar um podcast de sucesso, e é isso que vamos ver neste artigo.


Os podcasts estão sendo muito usados como estratégias de marketing, e estão trazendo muitos resultados positivos para essa finalidade, já que está se tornando a um dos streamings mais usados nos últimos tempos.


Sendo assim, separamos para este artigo, algumas dicas para você planejar um podcast de sucesso e conseguir cada vez mais audiência para o seu programa.


Continue com a leitura até o final e entenda mais sobre essa ferramenta que está conquistando muitos ouvintes ao redor do mundo.


Por que os podcasts estão fazendo tanto sucesso?


Bom, vamos começar falando sobre a facilidade de acesso ao podcast. Além do conteúdo poder ser acessado de forma gratuita, é muito prático ouvir um podcast.


Durante atividades físicas, no caminho até o trabalho, dentro do transporte público, e entre outros vários momentos, os podcasts são escutados.


Não é segredo para ninguém que a praticidade virou moda, e que quanto mais prático algo for, melhor esse produto é considerado.


E isso é o que acontece com o podcast, por ser muito prático, é uma mídia muito bem aceita pelos usuários de internet.


Agora sim, vamos ver abaixo como planejar e fazer um podcast de sucesso!


1 - Tenha um planejamento


Planejar como será suas gravações é o primeiro passo para ter um podcast de sucesso. E dentro do planejando, há duas questões que você precisa levar em consideração.

A primeira, é definir sobre o que você irá falar em suas gravações, e o segundo ponto, é entender para quem será destinado o podcast, ou seja, qual será o seu público alvo.


Mas não se preocupe, vamos falar sobre esses pontos individualmente logo abaixo.


2 - Quais assuntos você irá abordar?


Para escolher os assuntos que você irá abordar, pense nas seguintes perguntas:


  • Por que eu quero gravar um podcast?

  • Eu quero divulgar um negócio?

  • Estou gravando por hobby?

  • É uma estratégia de marketing?

Depois de responder essas perguntas, você terá mais clareza para escolher sobre o que você irá falar em seus podcasts.


Lembre-se sempre que independente de qualquer motivo que te leve gravar um podcast, ele precisa ter qualidade e precisa acrescentar valor, ou seja, coisas positivas para quem está ouvindo.


3 - Qual o seu público alvo?


É importante conhecer seu público alvo para ter um podcast de sucesso, e principalmente, para ter um conteúdo mais direcionado.


Sendo assim, se você é um (a) profissional nutricionista e quer divulgar seu trabalho, por exemplo, logicamente você fará conteúdos direcionados para pessoas que se interessam por alimentação saudável.


Agora, mesmo que você seja um (a) nutricionista, mas a sua especialidade é nutrição esportiva, entente que seu público será completamente diferente?


Seu público nesse caso, será aquele que procura por uma alimentação que irá auxiliar na hipertrofia ou definição muscular, por exemplo.

Sendo assim, é preciso ter bastante clareza sobre o seu público, até mesmo para falar sobre assuntos que sejam do interesse dos ouvintes.


4 - Crie conteúdo que chame atenção


Uma outra coisa muito importante para um podcast de sucesso, é criar um conteúdo que chame a atenção do ouvinte.


De que adianta uma pessoa ouvir seu podcast uma vez e nunca mais ouvir? Você precisa dar motivos para que essa pessoa seja uma ouvinte fiel.

Sendo assim, é importante que suas gravações sejam interativas e que “conversem” de alguma forma com o ouvinte, para que ele se conecte com o que você fala, para que eles se tornem ouvintes fiéis.


5 - Planeje os episódios do podcast


Planejar como serão os episódios é muito importante, pois serão eles que farão o contato entre você e seus ouvintes.


Sendo assim, primeiro defina quanto tempo irá durar seu episódio. É claro que não precisa ser de forma mecânica. Como um podcast é feito de forma interativa e dinâmica, é normal que flua naturalmente.


Porém, é necessário ter um parâmetro. Seus episódios serão curtos ou longos? Normalmente, episódios curtos tem mais ou menos 10 ou 15 minutos, e episódios mais longos são acima de 45 minutos.


Desse modo, defina qual será o padrão do tempo de seus episódios, mas lembre-se, não precisa ser exato nos números, se passar uns minutinhos e ou se você gravar uns minutos a menos não há problema.


O mais importante, é que você fale sobre tudo o que você queria falar!


6 - Defina o estilo do seu podcast


Um podcast profissional, normalmente tem um padrão, tem uma certa organização, mas ainda assim se mantém de forma orgânica.


Definir o estilo do seu podcast significa que irá definir como serão seus episódios, se você apresentará sozinho, se terá dois apresentadores, se será apenas você, porém sempre chamando um convidado, e assim por diante.


Existem muitas vantagens em todos esses estilos de podcasts. Normalmente, os que tem mais de uma pessoa, são mais interativos, parecendo mais um bate papo, e isso atrai muitas pessoas.


Mas não quer dizer que você não terá um podcast de sucesso se resolver gravá-lo sozinho.

Apenas siga a dica citada mais acima de criar um conteúdo atrativo para que você capte ouvintes fiéis para seu programa.


7 - Edição e equipamentos


Tanto a edição dos áudios quanto os equipamentos que serão usados para gravar o podcast, são muito importantes.


Seus equipamentos precisam ser de qualidade, para que o som chegue até os ouvidos dos ouvintes da maneira mais “limpa” possível, ou seja, sem ruídos ou falhas na voz.

Além disso, as edições também são essenciais para que o podcast seja visto com um programa profissional.


É através da edição que você pode excluir partes desnecessárias para o podcast, assim como erros, momentos em que o apresentador se enrola com algum assunto ou até mesmo momentos que dão “branco”.


Além disso, vinhetas e trilhas sonoras também são acrescentadas na edição, o que torna o podcast ainda mais interativo e agradável.


Conclusão


Agora você já sabe como criar um podcast de sucesso. Basta apenas seguir alguns passos e manter a consistência.


Tendo um bom conteúdo e direcionando para o público correto, certamente você terá um bom público para seu podcast.


Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook - Aerolitos
  • Twitter - Aerolitos
  • LinkedIn - Aerolitos
  • YouTube - Aerolitos
  • Instagram - Aerolitos

©2020 - Aerolitos