Print

Fala meus queridos, tudo bom?

Para o meu primeiro post no Aerolitos, resolvi falar sobre algo que vem me assombrando nos últimos meses e que consequentemente me impediu de escrever: o bloqueio criativo. Quem nunca abriu um editor de texto e ficou ali parado olhando aquele folha em branco sem saber por onde começar? Ou pegou seu violão e ficou parado com ele em mãos olhando pro nada? Ou ainda está preparando uma pauta e não tem ideia do tema para o próximo podcast?

Algumas coisas que causam o famoso e indesejado bloqueio criativo são estresse no trabalho, depressão, preocupação em excesso, rotina, atividades acumuladas, jogar no CasinoOnline.pt … e por aí vai.

Agora para se livrar desse mal que atinge nós criadores de vários tipo de de conteúdo, trouxe umas dicas que podem melhorar seu processo criativo, mas lembre-se: só dei algumas dicas, você pode incrementá-las e descobrir suas próprias saídas.

 


bloqueio-final1 – Saia da sua rotina! 
Tente fazer algo diferente, ou simplesmente faça o mesmo de formas diferentes. Se você precisa pegar caminho x para ir ao trabalho/escola/faculdade, tente um caminho novo, desça uma parada antes, estacione um pouco mais longe. Mude um pouco o visual ao qual esta acostumado. Permita-se ver coisas diferentes.

2 – Leia mais. Não fique apenas nos livros daquele mesmo tema, ou naquele mesmo autor. Tente algo novo. Procure por livros similares, ou completamente diferentes . Arrisque-se. Isso também vale para blogs e sites que costuma acompanhar.  Procure pelos que abordem coisas que você gosta e até as que você não gosta, isso ampliará seu campo de visão e aumentará seu arsenal de temas.

3 – Relaxe. A pressão do dia-a-dia, os prazos de entrega e preocupações constantes, contribuem para esse bloqueio. Para relaxar, escute uma música que você gosta, veja um vídeo divertido, converse com outras pessoas. Tente se desligar dessa pressão.

4 – Durma bem. O segredo para uma boa produção é estar com mente e corpo relaxados, e é claro que descansar, dormir bem contribuem em peso para uma boa produção. Se por algum motivo, você não consegue dormir as 8 horas necessárias, tente tirar um cochilo de 30 minutos no horário de almoço, vai aliviar a tenção e te deixar mais tranquilo.

 

 

 

Essas são algumas das coisas que eu costumo fazer para tentar quebrar esse bloqueio. Já tentou algo diferente? Conte aí!